sábado, 10 de setembro de 2011

Beethoven - Sonata ao Luar


A Sonata ao Luar foi publicada em 1802. Nesse período, a crescente surdez de Beethoven estava começando a se manifestar e isso fez com que o compositor se isolasse do mundo. Viveu um amor impossível com uma jovem aristocrática, que pouco tempo depois se casou com um conde.
Beethoven criou a sonata procurando maior liberdade em sua composição, chamando-a sonata fantasia. Sem dúvida a música foi o maior aparo do compositor na sua trágica vida, o que é comprovado pela seguinte carta que ele escreveu a um amigo:
"Devo viver como um exilado. Se me acerco de um grupo, sinto-me preso de uma pungente angústia, pelo receio que descubram meu triste estado. E assim vivi este meio ano em que passei no campo. Mas que humilhação quando ao meu lado alguém percebia o som longínquo de uma flauta e eu nada ouvia! Ou escutava o canto de um pastor e eu nada escutava! Esses incidentes levaram-me quase ao desespero e pouco faltou para que, por minhas próprias mãos, eu pusesse fim à minha existência. Só a arte me amparou!"
6 de outubro de 1802

Heloísa

Nenhum comentário:

Postar um comentário