quarta-feira, 24 de agosto de 2011

trechos de um texto da aluna Leda Mondin

A filosofia de Dussel ganha importância por ter o diferencial de ser concebida fora dos limites da filosofia clássica, européia. Podemos mesmo considerá-la uma revolução epistemiológica. É uma filosofia que nasce na periferia excluída e tem como ponto de localização central a América Latina, lembrando que Dussel é argentino, vive no México, e analisa um contexto social que não lhe é estranho, e, sim, uma realidade que vivencia e conhece de perto.
A filosofia de Dussel se desenvolve considerando a realidade marginal da América Latina, sua história de dominação por nações estrangeiras e os “males de origem” que acumulou. O pensador nos abre os olhos para verificar o quanto a construção identitária dos povos colonizados está repleta de juízos de valor demeritórios e de considerações depreciativas e negativas, rebaixando-os a uma insignificância.
O filósofo tece compreensões que ajudam a desmistificar o discurso dos povos dominadores de que a realidade de subdesenvolvimento latinoamericano é culpa de seu povo inferior. Ao contrário, reforçará a tese de que existe, na verdade, um povo historicamente inferiorizado e sugado para além dos limites pelo colonizador. Então, apuramos nosso senso crítico aos compreendermos que a América Latina não foi descoberta, mas dominada, assaltada. Seus saberes foram desqualificados e silenciados. Os reflexos do massacre, que se perpetuou ao longo dos séculos, explodem na forma de miséria, exclusão, opressão e falta de perspectivas de um viver digno, que se verificam até a contemporaneidade. Há que se concordar com a tese de que, por ser vítima de todas essas circunstâncias a América Latina precisa construir a sua libertação.

Um comentário:

  1. Bom Dia!

    Concordo com Leda, que a nossa América Latina precisa construir sua libertação. Diria até mais, é preciso RESGATAR as Origens!

    Como Leda bem colocou em seu texto, o dominio dos colonizadores fizeram com que toda a tradição fosse substituida pelos valores por eles impostos, por considerarem os povos dominados como inferiores

    "A filosofia de Dussel ganha importância por ter o diferencial de ser concebida fora dos limites da filosofia clássica, européia."

    PaNnikar em seu livro "O Espírito da Política" vai colocar a importancia da INTERCULTURALIDADE onde a linguagem e a comunicação como uma matriz de uma cultura comum. Acredito que esta seja uma estratégia viavel para a América Latina

    Paz Profunda. Eneide

    ResponderExcluir