Os ícones na tradição do cristianismo ortodoxo são uma janela para o divino.
Não existem imagens esculpidas na ortodoxia, porque isso foi vetado no Antigo Testamento.No entanto, existem ícones, porque o próprio Deus se manifestou, assim, o conhecemos em sua epifania.
Não é qualquer um que pode pintar um ícone e um ícone precisa obedecer critérios teológicos rígidos para ser uma manifestação de Deus. O ícone é fruto da relação entre Deus, o artista e o homem que busca a Deus sem descanso.
Esse ícone mostra a face serena e severa de Deus, o qual consegue manifestar a perfeita misericórdia e a perfeita justiça.
Bom Dia Profa Rochelle.
ResponderExcluirRealmente este ícone de Jesus é DIVINO!
Mais prefiro chama-lo de de o "icone de CRISTO" pois me remete aos filosofos antigos da grécia como particularmente Platão que acredita na TRANSCENDENCIA do espírito/alma.
A IMORTALIDADE DA ALMA defendida por estes filósofos é também a minha crença pessoal e como o Ser Humano necessidade de SIMBOLOGIA para acessar o seu inconsciente o ícone de JESUS O CRISTO nos remete a esta verdade!
Somos Seres Eternos onde os ensinamentos do CRISTO devem ser colocados em prática não só para o nosso processo evolutivo como para o bem comum em sociedade e para o Planeta Terra!
Paz Profunda.
Eneide